terça-feira, 3 de março de 2009

O Blasfémias e a livre concorrência:




Algum dia tinha de ser...


O post de JMiranda que cima se assinala obriga-me a, pela primeira vez, criticar veementemente o meu blogue preferido. Nem de propósito, no mesmo dia em dei uma entrevista a um programa da RTP-N onde critiquei a N pelo facto de ser mais do mesmo em relação à concorrência e não aproveitar para dar mais atenção às notícias regionais, como lhe competia enquanto serviço público de televisão.


Desde logo, esta afirmação anti-liberal e anti-mercado livre esbarra em tudo o que JMiranda e o Blasfémias defendem ao longo destes brilhantes 5 anos de vida. Como sabe ele se o país sustenta ou não meios de comunicação profissionais locais? Por essa Europa fora a realidade desmente-o. Mais, por esse país fora, a realidade volta a desmentir a sua afirmação. Só não existem mais por impossibilidade legal e por um sistema que torna, esse sim, insustentável a criação de mais "Porto Canais" - situação que está a ser ultrapassada pela via da web tv (uma alternativa que não resolve o problema mas que está a ser explorada com o mesmo fito que no passado se lançaram as rádios piratas). Mais vale a JMiranda falar do que sabe e abster-se nesta matéria.


Mas o pior surge mais à frente: "A solução para os meios de comunicação social profissionais será a concentração". Desculpe, disse???

Aqui entramos já no campo do disparate. A concentração na comunição social é o pior dos cenários para a verdadeira liberdade de imprensa e de expressão. Meu caro, deixe o mercado funcionar, livremente. Sublinho, livremente. O mercado só funciona, verdadeiramente, se as condições de funcionamento universal e com uma regulação mínima existirem. A exemplo da rádio e da imprensa. As rádios locais e a imprensa local existem, só não acontece tal com a televisão e essa é a verdadeira questão: qual o motivo para esta excepção? Essa é que deveria ser a batalha a travar e não a defesa da concentração.


JMiranda perdeu uma boa oportunidade para não dizer disparates.

Sem comentários: