sábado, 14 de março de 2009

Salgueiros:

A uma pergunta que me foi feita na caixa de comentários DESTE blogue, lembrei-me desse meu texto (que foi publicado AQUI em Outubro) e que agora recupero para o Sinaleiro ou não fosse o Salgueiral um clube com muitos adeptos na Areosa!
O meu avô materno era salgueirista.
Quando eu era bem mais novo, o meu Avô levou-me ao futebol pela primeira vez. Independentemente de ser meu Avô, o "Couto" era um homem bom, algo reconhecido por todos que com ele lidaram. Sabendo que o meu Pai era um Portista daqueles, e sendo o FCP o seu segundo clube, o "Couto" entendeu que o ritual de iniciação do pequeno, em nome da justiça, deveria ser num FCPorto - SCSalgueiros.
Para azar do meu Avô e orgulho do meu Pai, o Porto enfiou 6 na Alma Salgueirista. Assim nasceu um doente do Porto e um sofredor do Salgueiros. Nunca esqueci esse momento e, anos mais tarde, fui a Vidal Pinheiro, uma vez mais com o meu Avô Couto, ver o grande salgueiral subir de divisão num jogo épico em que venceu a Briosa. O final do jogo, com direito a invasão eufórica de campo, deu direito a uma decisão, sem apelo nem agravo, do meu "Couto": Nunca mais levaria o neto ao futebol como castigo pelo quarto de hora de sofrimento em que não encontrava o petiz que, entusiasmado com o feito do salgueiral, qual hooligan, se escapuliu pelado adentro no meio da turba.
Quando vi o que fizeram ao clube do meu avô, fiquei profundamente magoado. Se o "Couto" fosse vivo, tinha morrido outra vez. Mas hoje, ao ver ESTA notícia, lembrei-me do meu Avô e sei que se ele fosse vivo, não faltaria a este embate, a este ressurgir das cinzas da Alma Salgueirista. Se conseguir, vou lá. Pelo "Couto"."
PS: Por sinal fui e o Salgueiros ganhou.

Sem comentários: