domingo, 5 de abril de 2009

Patrizia Laquidara:


Demorou mas foi.


Em Maio de 2007 chamei a atenção para um álbum acabado de sair em Itália da cantora Patrizia Laquidara. A mais portuguesa das italianas, escrevi eu AQUI. Foi uma das minhas escolhas do ano de 2007.

É já esta segunda, 6 de Abril, que Lisboa recebe a Patrizia. Tarde, quase dois anos depois. Mas mais vale tarde que nunca. Aqui fica a "posta" escrita na altura e um vídeo da mesma:



"Patrizia Laquidara é a mais portuguesa das cantoras italianas. Uma obra e uma voz a descobrir.
Em viagem por Itália, ao folhear um jornal diário de Bolonha, dei de caras com uma entrevista da cantora Patrizia Laquidara. A minha paixão por música e a curiosidade natural de turista, fez-me ler a peça jornalística. A dada altura, o jornalista pergunta-lhe qual a sua fonte inspiradora. A resposta deixou-me mudo de espanto:

"O Fado é a minha inspiração. Se aproveitares para ouvires essa música típica de Portugal, compreendes melhor a minha sonoridade. É no Fado que me inspiro, sem dúvida"; "Eu amo Lisboa".

Eu nem queria acreditar. Em plena Itália encontro uma cantora de sucesso na sua terra natal que se inspira neste meu/nosso pedaço. Escusado será dizer que, na primeira oportunidade, entrei numa loja de discos (agora diz-se de "CDs") e avancei para um posto de escuta curioso por ouvir esta obra, "Funambola". Uma voz suave, um canto sentido, próximo dos nossos sons (não apenas do Fado). Há aqui uma latinidade que nos envolve e nos faz lembrar "Bossa Nova", algumas divas mexicanas e, sem dúvida, fado e a moderna música portuguesa. As suas fontes são nítidas - muito de Adriana Calcanhoto, muito de Tribalistas. As suas referências pessoais são, citando-a, Madredeus, Amália, Marisa, Mísia, Cesária Évora, Caetano Veloso, Natacha Atlas, Lhasa de Cela e Carlos Nunez. Ou seja, uma verdadeira paixão lusófona e latina. Eu que considero Natacha Atlas, Lhasa de Cela e Madredeus como referências incondicionais, tinha tudo para ficar rendido.

Patrizia Laquidara nasceu na Catânia e publicou até agora dois álbuns, "Indirizzo Portoghese" e, no passado dia 13 de Abril de 2007, "Funambola".
"Funambola" é um disco que não me canso de ouvir e descobrir. A sua voz apaixona qualquer um, mesmo o mais duro de ouvido! Temas como "L´equilibrio è un miracolo" ou "Senza pelle" impressionam pela sua sonoridade e facilidade de "entrar no ouvido". Que dizer de "Va dove il mondo va", "Personaggio" (o mais brasileiro dos temas) ou "Noite Luar" (uma música cantada em português e profundamente lusitana)?
Funambola é um disco obrigatório. Acreditem!Fico à espera que os programadores da "Casa da Música", que nos costumam brindar com concertos fabulosos (lembro Lila Downs e Natacha Atlas, momentos sublimes desta sala de espectáculos), ouçam Patrizia Laquidara e nos brindem com a sua presença". - 9 de Maio de 2007, Comunicatessen.



Sem comentários: