terça-feira, 12 de maio de 2009

Turquia 2: Os Factos e os números:

Os principais parceiros comerciais da Turquia são a Alemanha, a Espanha, a Grã-Bretanha, a Itália, a França e os Estados Unidos.

Em 2006 atraiu mais de 10 biliões de euros de investimento estrangeiro. Actualmente é uma economia em forte crescimento.

É um país laico e de população jovem (cerca de 50% da população tem entre 1 e 25 anos de idade). O ensino obrigatório é até aos 14 anos e é gratuito e segundo dados de 2001 quase 100% da população nestas idades frequentava o ensino obrigatório. Na Turquia existem mais de 90 Universidades (entre públicas e privadas).

A Turquia é uma República democrática com cerca de 70 milhões de habitantes segundo os censos de 2007. A Turquia é membro das Nações Unidas e do Conselho da Europa, bem como de OTAN, OCDE, OSCE e OCI.

Ainda segundo os censos de 2007, a população turca a viver nas cidades ultrapassa ligeiramente os 70% e em Istambul vivem pouco menos de 20% do total.

Nos últimos 15 anos mais de 2/3 da população “ocidentalizou-se”. A venda de telemóveis, automóveis, televisores e ligações de internet cresceu de forma avassaladora.

O resto, são fantasias…

2 comentários:

Anónimo disse...

amigo Sá:

já sabes esta história da turquia mete-me confusão.

nao que tenha nada contra os turcos, coitados, nao passam de filhos de todos nós raptados para servir a Sublima Porta durante séculos.

numeros tambem os ha e para todos os gostos.

acho que insistir nesta insanidade é o mesmo que aceitar que novamente os ventos do oriente passem pelas terras da europa.

ve o que deu da ultima vez que isso aconteceu...

quem nao relembra o passado esta condenado a viver no futuro os erros do presente.

sá aprende... dai nao vem nada de bom... nem nunca deram nada ao mundo.
nada.

só as religiões ....

aquele abraço

pj

Rui Terra disse...

Aqui há uns dias um alguém questionou o sucesso dos meus investimentos em Liras Turcas... Não percebo esta súbita mudança mudança de opinião sobre a economia da Turquia.....

TIPO DE OPERACAO:
Pagamento de Juros
Codigo ISIN: XS0355432013 NOTES TURQUIA 18%

Juro Bruto (IRLANDA ) 18,000000000%