quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ser Professor:

Ser Professor é ter a plena consciência que a tarefa não é um emprego mas uma missão. É saber conjugar um perfeito domínio da matéria com uma vasta cultura geral e ter um verdadeiro dom, o de saber transmitir com clareza, e sem subterfúgios, aquilo que é fundamental para a aprendizagem da outra parte. É conseguir agarrar uma turma com a dose certa de ensino e lazer, aprendizagem e divertimento. É saber impor regras e delas não abdicar em caso algum. É amar a profissão e não a ver como um mero emprego.

Ser Professor não é partilhar angústias pessoais ou aventuras sexuais. Ser Professor é saber dar-se ao respeito e não ser mais um imberbe que vai para a rua insultar grosseiramente um ministro. Ser Professor não é andar de cartazes em punho ao jeito das arruaças de uma qualquer claque de futebol. Ser Professor não é compatível com palhaçadas de rua ou de auditório de Prós e Contras vociferando impropérios a um ministério reconhecidamente incompetente.

Ser professor é saber respeitar e dar-se ao respeito. É ser exigente com os alunos e consigo. É ser inteligente na forma como procura defender os seus direitos e saber que estes não podem ser exigidos sem a correspondente obrigação de cumprir a sua missão. É ter a mesma postura quer esteja no ensino público quer no privado.

Nos últimos 20 anos a maioria daqueles que leccionam são tão ou mais incompetentes que o ministério que os tutela. São incompetentes pois não dominam as matérias para as quais foram contratados e olham para o ensino como um mero emprego. Esquecem que ser Professor é uma missão meritória que deve ser o orgulho de todos os agentes, directos e indirectos, da Educação. A Escola, por sua vez, tornou-se num albergue espanhol onde todos mandam: professores, alunos, encarregados de educação, auxiliares educativos, autarquias locais, associações e colectividades, ministério, etc. Onde “Aprender” e “Ensinar” deixaram de ser objectivos fundamentais e únicos, tendo sido substituídos por “Passar” e “Receber”.

Estamos entregues à bicharada. Todos? Todos não, os que não são pobres escapam graças ao ensino privado. O que é injusto e um retrocesso social e esse é o principal crime cometido no ensino público em Portugal e a responsabilidade é, sobretudo, dos Professores e do Ministério da Educação.

Publicado AQUI onde continua a discussão em torno da matéria.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é amigo Sá:

mas como podemos pedir a esta geração que saibam ser professores se os modelos que eles tiveram foram a maltinha que anda ai....

modernidades e discursos de treta deram nisto, agora é pagar a conta.....

aquele abraço

pj

Anónimo disse...

Calma, fazer entrar todos os professores na procissão do auto-de-fé, desconhecendo o trabalho MERITÓRIO da maioria, é cair numa demagogia barata, nos dizeres na taberna num sábado à noite.
Isso, batam, mas batam com força nos professores já que, pelos vistos, são sumarimente sentenciados como promotores da estupidez nacional que grassa por todo o lado.
Espanto-me, sinceramente, com a abusiva generalização que se faz desta classe que, vítima de péssimas políticas educacionais, continua a ser a verduga dum país que tão responsáveis cidadãos dá à estampa.
Estão de parabéns.
Um país que maltrata os seus professores, será eternamente um país adiado.

Uma professora de alma e coração com os seus alunos. Sempre!