segunda-feira, 30 de março de 2009

David Plouffe:


Existem muitas teorias e outros tantos palpites sobre a forma como David Plouffe “produziu” toda a campanha de Barack Obama.
O próprio explicou o(s) segredo(s): trabalho, trabalho e trabalho. Muito trabalho. Que teve por base as novas tecnologias com especial relevo na chamada Social Networking (rede social), numa clara aposta no voluntariado e na conquista do voto jovem. Tudo isto associado ao carisma do candidato e às suas reconhecidas qualidades retóricas. Quem hoje foi ouvir David Plouffe à Universidade Católica não deu por perdido o seu tempo, bem pelo contrário. Mas se estavam à espera de ver revelado algum segredo sobrenatural de marketing político, enganaram-se. A campanha de Obama resume-se a duas palavras fundamentais nestas coisas: proximidade e carisma. Foi aí que residiu a aquisição do ticket to victory.
O que não foi nem é coisa pouca.
Nota:
Sobre a visita de David Plouffe a Portugal (a convite da Cunha Vaz & Associados) podem ler:

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